terça-feira, 25 de setembro de 2007

Enquanto isto na Feira da Vila...

Os personagens já são figurinhas carimbadas...



...mas os seus cabelos!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Moussakah

Essa é a receita da que a gente levou. Podem existir controvérsias, mas essa é a receita realizada.

Ingredientes:

- Beringelas
- Carne moída
- Molho de tomate (sem tempero)
- Páprica picante
- Muzzarella

Preparo:

Corte as beringelas em fatias finas, ao longo do comprimento da beringela (não cortes transversais). Espalhe as fatias sobre pano seco e salgue-as. Após salgar todas as fatias, junte as (como num maço de notas de dinheiro) e leve-as sob água corrente por alguns segundos. Retire-as da água corrente e ainda segurando-as, aperte-as suavemente para escorrer o excesso de água. Esse procedimento é importante para reduzir/eliminar a acidez da beringela. Lembre-se que com isso parte do sal será também eliminado.
Ponha as beringelas cortadas a descansar.

Inicie o preparo da carne moída. Leve uma panela a fogo alto, onde deve ser preparado uma refoga de cebola e alho com azeite filtrado. Ao dourar a cebola e alho, despeje a carne e mexa-a para dar uma "fritada" inicial. Adicione o molho de tomate e a páprica picante. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar. Não esqueça de por um pouco de sal.

Enquanto cozinha a carne, volte às beringelas. Passe as fatias em farinha de trigo e depois frite-as.

Quando tiver terminado de fritar as beringelas e carne estiver totalmente cozida, monte a moussakah em um refratário ou assadeira (qualquer coisa que possa ir ao forno). É como uma lasanha. Uma camada de beringela, coberta com uma de carne, que por sua vez é coberta com uma camada de muzzarella. Faz-se camadas sucessivas até completar o recipiente. Lembre-se de que a camada externa deve ser de muzzarella.

Leve ao forno alto por uns 10 minutos e "voilá"! Se o seu forno tiver a função "gratinar" (ou grill), acione-a por mais uns 5 minutos pra dar aquela bela gratinada em cima.
"Enjoy your meal"!

Mauro e Andréia

Observação: há receitas em que se coloca um "pau-de-canela" no molho de carne durante seu preparo. Essa canela é retirada antes da carne ir às camadas.

sábado, 15 de setembro de 2007

Espetos e salada gregos

Espetos gregos de frango

Ingredientes:

  • filé de frango em cubos
  • pimentão amarelo e verde em cubos
  • cebola em cubos
  • folhas de louro
  • alecrim
  • pimenta do reino
  • azeite
  • sal
  • iogurte natural
  • páprica picante
Preparo:
Monte os espetos intercalando os filés, pimentões, cebolas e louro. Tempere com um pouco de sal (não muito, pois ainda vai o molho), alecrim, pimenta do reino e azeite. Para o creme de iogurte misture o iugurte com azeite, sal, páprica picante e pimenta. Grelhe os espetos e regue com o molho ao servir.
*Pode ser usado carne de carneiro magra cortada em cubos no lugar do frango.


Salada grega (Horiatiki)

Ingredientes:

  • tomate em cubos
  • pepinos em cubos
  • queijo feta ou frescal em cubos
  • pimentão em tiras
  • cebola em rodelas
  • alcaparras
  • azeitonas pretas
  • alho poró em rodelas
  • limão
  • azeite
  • sal
Preparo:
Coloque o tomate e o pepino numa tigela. Adicione a cebola, alho poró e pimentão. Coloque o limão e sal. Misture. Coloque o queijo e as alcaparras e reque com azeite.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Convite...


Grandes chefs, grandes cozinhas...

Mexilhões...


Gostei muitíssimo deste prato.

E tudo acaba bem quando começa bem...


Com o patrocínio do pneus Goodyear alguns convidados demonstraram a eficiência dos produtos com vigorosas demonstrações...

E o vento levou...


Nem a ONU conseguiu conter os selvagens ataques ao típico e perene alimento grego, que em poucos minutos já desaparecera por completo.

In Vino Veritas...


Muitas foram as tentativas de revelar as pequenas verdades que podem atrapalhar um relacionamento.

E com vocês...Hugo !


Não foram poucas as tentativas de conquistar mais espaço no reduzido cubículo do estômago.

Um pedacinho não dói...


Foi insuportável para alguns admitir a divisão dos deliciosos pratos, houve momentos de grande tensão controlados habilmente pelos menos afoitos.

Os seis pecados...um já foi traçado !!!


Mal começou o posicionamento das majestosas delícias no divã da gastronomia e os vorazes e impiedosos ataques surgiram de apenas um lado...

Quando Freud chorou...


Foram demasiadas as referência ao Chef La Bigodê, provocando muitas reações entre seus familares.

Shampoo e salada de laranja...


Entre os interessantes pratos do país de Arquimedes, a salada de laranjas pontuou sua presença na mesa dos convidados. Leve e saudável, promoveu idéias avarentas no chef...

Churrasco grego ?


Muito conhecido nos limítrofes da pobreza, o churrasco grego mantém uma longa tradição em vários redutos de São Paulo, com seus pitorescos ingredientes como o filé miau, também fez parte do espetacular cardápio comemorativo.

Efeitos do aquecimento global...


Muitos estão preocupados com a economia de alimentos com o objetivo de proteger a natureza e diminuir os efeitos do aquecimento global, mas a avareza tem seus limites e não foi aqui que ela encontrou o seu...

Chefs de plantão...


O interessante ritual dos chefs de cozinha não faltou ao tão memorável evento, com o típico chapéu e avental protegeram o preparo dos pratos com todo requinte e sofisticação.

Aniversário Grego...


No Domingo, 02 de Setembro deste ano, comemoramos sei lá quantas primaveiras do nosso amigo Zornitta, primavera, verões, outonos...o cara é eterno ! (O primeiro do quadro fotogrático).
Foi um almoço grego com pratos escolhidos e preparados por cada casal...O ilustre casal Éricles e Marcialitas marcaram presença com a indumentária típica.

Claro que gafes não faltaram...